Finaleira: os benefícios e os malefícios de fazer um intercâmbio

Certamente a escritura deste texto deveria vir depois de passado o caos. Atrevo-me, portanto, a errar em algumas considerações por ter o pensamento cheio de rusga, de saudade, de vontade de partir. Entonces...

Um intercâmbio é uma grande oportunidade de crescimento (ou não, como tudo na vida). Há quem o aproveite de todas as formas e há quem ache algumas delas "bens" equivocados. Eu sou uma dessas pessoas que não acha graça em tudo. Isso é uma constatação que o intercâmbio veio afirmar ou confirmar para mim. Eu sou careta, sim. E sou muitas outras coisas também... meus defeitos estão aí, para quem quiser nomeá-los. Mas, se tenho algumas qualidades (hã, porque eu também as tenho - tsc tsc tsc), que possam ser destacadas neste momento, são elas a da paciência e a da persistência.

Tive paciência de viver em um dormitório revirado, com inúmeras coisas jogas ao chão. Tive paciência de cozinhar em uma cozinha imunda. Tive paciência de tentar dormir com risadas altas, gritos e músicas. Tive paciência de escutar bobagens, sacanagens, deselegâncias, destemperos. ... E perdi a paciência muitas vezes.

Tive persistencia de chegar ao fim (porque agora faltam somente 13 dias) com alguns arranhões, sim, e com a certeza de que o homem é mesmo um bicho estranho. Um animal que intenta a todo tempo impor uma identidade (eu mesma faço isso todo o tempo na minha terra e na terra alheia), um gosto, uma "regra moral" (regra essa que grande parte da bicharada desconhece por pura falta de orientação).

o Intercâmbio serviu para visualizar o mundo no pequeno espaço de uma casa e ver que, de fato, a sociedade corrompe (quase todos) os homens. Serviu, também, para ter certeza que amizades ainda são possiveis, que há gente boa no mundo e que este, de todo, não está perdido.

Se eu voltaria para a RAE? Nunca mais. A Argentina me recebe todos os anos ... mas morar com tanta gente diferente é uma loucura que não cometo jamais. Saudade? Sim ... não de todos.

Comentários