O erro de não errar!




Meus alunos entendem o ERRO como algo maléfico em sua aprendizagem. Errar é feio, professora! - me falou um menino dia desses. Fiquei sem fôlego diante do buraco que foi cavado (por quem? tsc tsc tsc) na vida deste pequeno indivíduo, mas não pude me calar.




Disse a todos: - "Gente, errar faz parte do processo! Quando erramos estamos tentando acertar! Só aprende quem erra, ora!".




Meus alunos me olharam meio desconfiados e eu insisti: - "Acaso o bebê, quando começa a caminhar, sai caminhando perfeitamente? Não! Ele engatinha, apoia-se, pede ajuda, cai, cai e cai inúmeras vezes. Depois, sai andando sem precisar de auxílio. Com o conhecimento acontece a mesma coisa. Precisamos cair várias vezes, arranhar o joelho do nosso aprendizado para, depois, ganharmos autonomia frente aos livros, frente ao mundo".




Mas eu digo...vem outro e "desdiz"... e o aluno vai sendo lapidado meio a meio... com medo e alegria de aprender!

Comentários