EDUCAÇÃO: UM SONHO POSSÍVEL


Sou uma aprendiz. E é sob esta condição que, todos os dias, preparo uma aula para o meu aluno. Aprendo com ele em cada ato comunicativo. Nosso encontro é sempre um espaço participativo de aprendizado mútuo. Se não for para crescermos juntos, a educação, a meu ver, não funciona.

Escolhi ser assim, construir meu caminho dessa forma, porque acredito que ser professor não é portar uma verdade, um conhecimento uno e estanque. Ser professor é mediar uma descoberta única e inesquecível para o aluno: a descoberta do mundo e do homem como parte deste universo. E é, também, descobrir-se a si mesmo como sujeito (ativo) desse espaço de / em transformação.

Escolhi ser assim, porque acredito na POSSIBILIDADE DOS SONHOS e não deixo que os obstáculos tomem conta do meu destino. Os obstáculos sempre existirão na minha trajetória e eu tenho apenas duas escolhas a fazer: ou esbarro neles ou mudo eu/eles de lugar. Eu acredito que a mudança é possível: para mim e para o outro, para mim e para o meu aluno.

Afinal de contas, como coloca o grande poeta Mario Quintana no seu poema "Das Utopias" - "Se as coisas são inatingíveis...ora! Não é motivo para não querê-las... Que triste os caminhos, se não fora a presença distante das estrelas!".

Eu acredito na estrela que há, mesmo que distante, em cada pessoa que cruza o meu caminho.

Comentários