Os olhos nasceram zeros

Desde o ensino fundamental tenho vontade de aprender Braille. A minha colega da frente escrevia com pontinhos, traçando cada palavra para conhecer o mundo. Eu queria conhecer o mundo dela, ler com a pontinha dos dedos. Aprendi a ler com o coração. Depois eu queria ler o mundo para a minha colega... e descobri que a leitura é algo egoista. Não se pode ler para ninguém. Então, aprendi a descrever o mundo para ela e ela me ensinou a escutar mais. Crescemos. Saimos do colégio. Seguimos caminhos bem próximos... Ela ensina a ler...e eu penso que ensino alguma coisa.
Na faculdade, novamente me deparei com os pontinhos que levaram um colega ao título de graduação em Letras. Pontinhos que me convidaram sempre... que me chamaram para desbravar um universo único de aprendizado.
Eu aceitei o convite. Hoje é a terceira semana que escrevo em braille. Escrevo com dificuldade. Escrevo com o coração. Eu ainda quero ler com a ponta dos dedinhos... e mandar uma carta para a minha amiga Arlete. Eu ainda quero ler com a pontinha dos dedos e agradecer ao meu colega Rodrigo, ao meu professor Rodrigo.

Comentários