Das mudanças


Navegar é preciso, versejou Fernando Pessoa em uma de suas mais conhecidas poesias. Em meio ao turbilhão de eventos de nossa vida moderna eu diria: mudar é preciso, mudar sempre é preciso. Mudar é uma condição para que haja vida... 

A própria natureza foi programada para este tipo de configuração temporal, se repararmos. A cada dia nos tornamos um pouco mais maduros para a vida. As experiências vividas nos mostram os caminhos, nos auxiliam nas escolhas, moldam nossas realidades. Experenciar é viver e viver é um conúbio com o tempo, no tempo, para o tempo. 

Estas questões de temporalidade me fizeram recordar "O Curioso caso de Benjamin Button", filme protagonizado por Brad Pitty. Neste filme, Button enfrenta o tempo e a finitude que marcam o ser humano numa inversão interessante. O personagem nasce velho e vai rejuvenescendo com o passar dos anos, morrendo bebê. O ápice de sua maturidade está na juventude bem vivida entre os braços de Daysi. Sem levar em conta as questões que implicariam esta inversão na vida dos demais, no destino dos demais, é significativo pensarmos a experiência. É o inverso de morrer, sem abandonar a morte diária de nossas perspectivas. Caminhamos para nos tornarmos mais velhos, Button caminhada para se tornar um recém nascido. Metáfora interessante se buscarmos o sentido da vida, de nossa vida: para onde caminhamos afinal?

O fato é que a mudança está abraçada com a morte. A morte como algo natural. Quando mudamos de casa, abandonamos nossa morada antiga e (re)significamos novos espaços. Quando fazemos aniversário, mudamos nossos números e deixamos o tempo fazer seu trabalho, marcando nossa face com suas estrias. Mudar é natural. Mudamos sempre.

A grande questão em mudar - seja a mudança que for - é estarmos abertos e de coração limpo para o que precisarmos dar sentido novamente. Mudar é se permitir ser outro, renovado, outra vez e sempre e sempre que preciso for, mudar e mudar de novo. 

E quando as mudanças deixam marcas queridas no caminho, guardar a memória e a presença em espaço muito especial para rememorar, reviver, reencontrar. Afinal, em mudanças, há sempre uma camisa que deixamos na casa antiga, sempre uma fotografia da rua de nossa infância, sempre um amor que não se apagou, sempre uma possibilidade de retorno.


google imagens

Comentários