De rivalidades esportivas e Educação

Para o colega  Luis Antonio Hass, que me ajudou a pensar neste texto


Humberto Maturana em suas obras, em especial na obra "Emoções e linguagem na educação e na política"*, alerta que "a competição não é nem pode ser sadia, porque se constitui na negação do outro". Para o autor, as emoções envolvidas nas disputas esportivas não apontam para algo bom, porque a vitória de um time surge da derrota de outro. No último Grenal (que mais uma vez foi de alegria para o Internacional) pude observar duas condutas muitíssimo interessantes neste sentido e que podemos relacionar com os processos educativos.

Em pleno dia dos pais um gremista de quinze anos foi espancado por um grupo de colorados. O rapaz teve traumatismo craniano. Uma tristeza imensa! Dentro de campo, por outro lado, caminhamos um pouco mais em termos humanos no campo da rivalidade. Felipão foi recebido com muito carinho pelo grupo do Internacional. D'Alessandro, Alex e demais jogadores foram abraçar carinhosamente o técnico da equipe contrária que chegava, depois de uma Copa frustrada, novamente no Rio Grande do Sul.

Em meio a isso, em meio as leituras e as vivências futebolísticas, fiquei me perguntando sobre as possibilidades de educarmos para a aceitação do outro, para o respeito de si mesmo e do outro, para o compartilhamento - de ideias, materiais, conhecimentos (seria preciso uma revolução, criarmos outro tipo totalmente diferente de escola). Como me explicou o colega Luis Antonio Hass, da UFFS, o Grenal - maior clássico do Brasil - divide o estado em duas torcidas. Na cultura, como somar diante da divisão? 

Para além destas "matemáticas", vale colocar que tanto no campo da educação como no campo futebolístico, estimular a competição é correr o risco da não aceitação do outro, da sua negação como legítimo outro na relação. Para Maturana, se a educação estimula a competição e a negação de si mesmo e do outro que a competição traz consigo, a educação não serve. Quem sabe uma torcida única servisse para tornar os nossos jogos momentos felizes de compartilhamento, de alegrias... Precisamos aprender muito na convivência... precisamos caminhar muito em termos de Educação... 

Comentários