"Impossível viver sem sonhos".

Tenho um caso de amor com as leituras de Paulo Freire. Ele "coloca palavras nos meus sentimentos", como escreveu Rubem Alves a respeito dos seus autores preferidos. Com Freire, um de meus autores preferidos, a leitura flui, prazerosamente.

Hoje foi a vez de descobrir o livro "Pedagogia dos Sonhos Possíveis". Livro este organizado em 2001 (reeditado em 2014), por sua esposa Ana Maria Araújo Freire, a Nita, educadora e também divulgadora da obra de Freire. Neste livro cheio de material inédito do educador brasileiro me deparei com o a possibilidade do sonho. Freire declara na página 49 desta coletânea: "Impossível viver sem sonhos". Para ele  - e para mim também -  é impossível existir sem sonhos.

Assim como Freire, eu sonho com uma Educação que seja capaz de ampliar os saberes dos alunos, ampliar o seu campo de visão, que os torne mais sabedores do mundo e das coisas. Sonho som isso porque vejo a educação como algo que consegue dar às pessoas maior clareza maior para "lerem o mundo". Para Freire, esta abertura no campo de visão  - este "ler o mundo" - permite aos cidadãos tomar consciência de suas responsabilidades, intervindo, assim, na realidade em que vivem, transformando-a. 

Eu sonho com uma escola consciente de suas possibilidades, com uma escola intervindo na sua realidade, transformando-a cada vez mais. Para muitos, é uma utopia um cambio série e efetivo na situação educacional que vivemos.  Para mim,   uma realidade possível de ser conquistada com o trabalho efetivo (e afetivo) da comunidade escolar - que não é só o professor, mas os pais, os funcionários, os motoristas do transporte escolar, a comunidade que vive no entorno da escola, os prefeitos, os secretários de educação,  os professores universitários, etc. Afinal, se é impossível existir sem sonhos, que comecemos a viver agora, começando por decodificar o nosso possível.

Imagem retirada do site http://liliacamposmartins.blogspot.com.br/2012/03/mais-um-pensamento-de-paulo-freire.html

Comentários