Reflexões sobre o viver - parte 9

De tudo que vi, li e recebi sobre as manifestações contra o governo no último domingo, 15, sem dúvida a faixa que me chamou mais atenção pedia um "basta de Paulo Freire" para a/na Educação. Uma tristeza que comprova que Freire além de não ser lido no seu próprio país tinha razão: "ninguém sabe tudo, ninguém ignora tudo. Todos sabemos algo. Todos ignoramos algo”.

Em meio a isto, voltei a me questionar sobre os cursos de licenciatura que, tão apartados de uma Educação nossa, ainda buscam em outros paises pensadores que ajudem a formar os nossos professores. Paulo Freire não é lido (ou muito pouco lido) no nosso país! No nosso! Nos paises que valorizam uma Educação Libertadora, em paises emancipados da opressão do silenciamento e da ignorancia pedagógica, educacional - Paulo Freire é base. O nosso pensador foi homenageado em Harvard, Cambridge, Oxford - Universidades estas reconhecidas no mundo todo. Aqui, pedem um basta as suas leituras. Por quê? Por puro desconhecimento.

Para Freire, não posso ser um profissional na segunda-feira e alguém diferente nos finais de semana. Para Freire, sou o que sou em qualquer espaço em que esteja. Para ele, a educação é um ato de amor. O amor, a própria educação. Pedir que se de um basta nas leituras de Freire é, sim, manifestar a própria cultura brasileira, importadora de modelos que pouco servem a nossa realidade. É achar que o que vem de fora é melhor do que o que é produzido aqui. 

Valdo Barcelos em seu Livro "Uma educação nos trópicos" menciona que não vivemos uma crise na educação, porque a crise inicia, tem seu ápice e acaba. O que nós vivemos em educação - este "niilismo educacional" - é um problema cultural. Nós não valorizamos o conhecimento como um bem. Para mudarmos este cenário precisamos mudar nossa cultura. E, sim, só conseguiremos avançar neste processo lendo Paulo Freire

Precisamos, como coloca Humberto Maturana, mudar a cultura através do amor, do conviver, do "linguajear". Aos poucos, semeando um olhar amoroso com/para a educação, vamos ajudando a construir um pais melhor, e, claro, mais leitor de Paulo Freire.

Imagem retirada de: http://www.olhardireto.com.br/ 

Comentários