Sobre a leitura de Inês Pedrosa (ou sobre mim)

Preciso muito da escrita. Preciso muito mais da leitura. A leitura me alimenta. E foi saciada que terminei, ainda em férias, a leitura de "Nas tuas mãos", de Inês Pedrosa.

Literatura portuguesa bem feita, de escrita feminina, mas não feminista, a escritora intercala narradores sem desconectar o fio narrativo que conduz a história. Personagens de alma maior, de profundidade humana, permitiram reflexões significativas nas minhas idas ao país mágico da minha imaginação. Eu sou do espaço, me disse o amor dia destes... E assim eu vou me revelando ser de borboletas, louva-deuses e palavras. Eu sonho sempre e o sonho me (re)carrega.

Carregada fui para Lisboa e Moçambique. Vi os resquícios dos descasos, das ditaduras, do poder mal exercido. Vi o amor descortinar-se em outras formas, inclusive, na anulação de si - como foi o caso de Jenny. Vi Camila sentir a vida passar através da sua máquina fotográfica e Natália construir edifícios para garantir o alicerce de seu passado paterno inexistente.  

Três mulheres tão cheias de mim. Três mulheres na descoberta e (des-) (re-) construção de seus amores, feito eu, sobrevivente de tempestades. 

E fico aqui me perguntando sobre a representação literária, acerca de ficções e realidades ... sobre o distanciamento que minha leitura deveria ganhar neste momento...

Mas meu olhar reluz encantamento e encantamento é como o ato amoroso - enquanto o prazer acontece, o mundo lá fora não existe. Minha crítica, portanto, fica para o tempo em que eu não tiver mais este brilho nos olhos... se um dia meu tempo for de solidão. Talvez esta crítica não aconteça...

Agora, só lembro de do que escreveu Natália ao final do último capítulo que transcrevo, aqui, como um convite ao aconchego da escrita de Inês Pedrosa:

"Vem para dentro de mim, não tenhas medo". E ele veio. (p. 203)



Comentários

  1. Inês Pedrosa tem uma colega ainda não descoberta nos pampas gaúchos. É questão de tempo e de colocar a necessária energia para que isso se realize.

    ResponderExcluir
  2. Ahhhhhhh eh?! Mas quero ler esta guria! =D

    ResponderExcluir

Postar um comentário