Para todo professor que soube(r) educar o olhar ...

A todos os professores, com carinho!
À professora Elena da Silva, minha madrinha, em especial!


Toda criança é um universo cheio de mundos. Todo professor é um corpo cheio de mundos. A cada novo ano letivo, estes mundos se encontram para novos processos de aprendizagens. É no contato entre estes mundos, no convergir deles que a educação acontece. Mas que educação é esta, afinal?

Rubem Alves, uma de minhas leituras mais caras, ensina que "educar não é ensinar matemática, física, química, geografia, português. Essas coisas podem ser aprendidas nos livros e nos computadores. Dispensam a presença do educador. Educar é outra coisa*".  

Quando penso no início do ano letivo, penso nos milhares de projetos de vida que são delegados a cada professor deste país. Cada aluno matriculado em uma instituição de ensino é uma esperança que chega para iluminar o espaço escolar, a vida de cada mestre. Ser professor é ter uma responsabilidade imensa com a educação do olhar, sem restrições. Educar, para Rubem Alves, é isso: ensinar a ver. 

Não há um tempo para nos educarmos. Professores e alunos aprendem juntos a arte de ver. Não aprendemos na 1ª , na 2ª, na 3ª série. A Educação do olhar é um processo que leva uma vida toda, vai além do espaço da escola. É no conviver que nos educamos, é com as pessoas que nos educamos. É no conviver que nos humanizamos.


Toda criança é um corpo cheio de mundos. Todo professor é um universo cheio de mundos. Que ambos façam da escola um espaço de alegria, de compartilhamentos. Eu sonho com uma escola onde as crianças sejam alegres, felizes, onde possam ser crianças, sem medos e com muito amor. 

Que a alegria e o amor por ensinar e por aprender sejam realidade em todos os cantos deste país neste ano letivo que principia. 

Google Imagens
                                               
* http://www.rubemalves.com.br

Comentários