De Educação e de interesses

Napoleão Bonaparte, referindo-se aos interesses humanos, deixou registrada a seguinte frase: "todo homem luta com mais bravura pelos seus interesses do que pelos seus direitos". Em um universo de tantas individualidades, presenciamos, diariamente, uma bravura que chega a superar os limites da moral e da ética.

Um bom exemplo disto talvez seja o programa BBB - Big Brother Brasil, que em muitos países teve apenas uma versão, mas que no brasil virou uma febre incurável - ao menos até 2017. Neste programa de "realidade", os participantes realizam artimanhas de toda a ordem para alcançar o seu objetivo - ganhar um milhão de reais. Para isso, mudam  - conforme o interesse - sua forma de estar no mundo, de viver o mundo. 

Não vi, ainda, nenhum participante do BBB que afirmasse, após eliminação, ter feito cada ato de forma intencional. Tudo é sempre sem querer, tudo faz parte do jogo, tudo faz parte deste universo criado dentro de uma realidade que consideram não ser a mesma realidade "aqui de fora". Vale lembrar que os interesses mudam conforme o contexto em que se vive. Fora da casa, com ou sem dinheiro, o interesse (já) passa a ser outro. 

Vendo episódios do último programa do BBB, esta semana, me lembrei dos interesses que circundam a educação. A escola, a universidade, são como esta tela que emite sons e imagens para o mundo. Muitas vezes - eu diria que na maioria das vezes - esta "tela" não escuta o mundo, não acata muitas de suas motivações. É uma questão de interesse. Como diria o Marquês de Maricá - "a dialética do interesse é quase sempre mais poderosa que a da razão e consciência". Vai entender, então...

Interessada que sou - espero que a Educação de nosso país de uma forma geral, em todas as esferas, lute com mais bravura pelos seus direitos do que pelos seus interesses. Espero, de verdade, que as pessoas façam isso e que, humanizadas, anunciem mais e reclamem menos. Espero, com todo o meu coração, que interesses pessoais não afetem o coletivo de um projeto significativo em torno da Educação. Espero, por fim, que realmente se pense e se trabalhe para um projeto significativo para a Educação. 

"Os interesses particulares fazem esquecer facilmente os interesses públicos." (Montesquieu) 

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