O exercício do olhar


Tenho escrito muito sobre afetividade, sobre as relações, neste espaço. Penso, às vezes, que sou repetitiva. É que minha vida gira um pouco em tentar compreender este aspecto humano. Este humanizar-se. Este aproximar-se dos outro.

Eu trabalho com pessoas, trabalho como mediadora de descobertas, de possibilidades, de aprendizagens. Eu sou professora e amo minha profissão. Neste trabalho aprendi a ver para além das formalidades de uma sala de aula, de seus rituais. Aprendi a ver as pessoas. E aprendi a ver assim, de uma hora para outra, diante de uma turma de 6º ano.

Era agosto e fazia muito frio.  Eu entrava na escola para minha primeira experiência no ensino fundamental. Haviam me dito que a turma para a qual eu daria a minha primeira aula de língua portuguesa era uma turma difícil, cheia de problemas. Eles não paravam quietos. Antes de entrar na sala de aula, tentei desfazer-me de toda e qualquer possibilidade de ver a turma com olhos alheios. Foi aí que uma mágica aconteceu. Eu vi por primeira vez. Havia vida naquele espaço. Cada dia que passava, em cada olhar, via uma história de vida diferente. Eram muitas dificuldades que eu realmente não poderia dar conta. Mas eu poderia, ali, naquele espaço pequeno em que compartilhávamos a existência, tentar criar um espaço afetivo de convivência e aprendizagens. Eu consegui, acreditem. Dar e receber amor é um exercício diário que precisamos abraçar como responsabilidade com a transformação, com a vida. E neste processo de transformar a minha sala de aula, acabei me transformando e aprendendo muito mais com meus alunos do que, sem dúvida, eles comigo. Eu jamais vou esquecer aqueles olhares amorosos....

Em tempos de Páscoa, em tempos de transformação, meu desejo é de que as renovações passem pelo olhar de todos os professores, de todas as equipes diretivas, de toda a comunidade escolar. Que haja doçura em suas formas de ver o ensino e que haja muito prazer em aprender e em ensinar. Que a escola seja espaço de alegrias ...


Afinal, já escreveu Saramago, “se podes olhar, vê. Se podes ver, repara”. Repara que, ao olhar com olhos de amorosidade, tudo terá valido a pena.

Comentários