Em tempos de mudanças, comecemos por nós!

Dizem que as coisas mudam com o tempo, mas é você que, 
na verdade, tem de mudá-las. 
Andy Warhol

Tenho escutado com certa frequência (e falado também) que a Educação de nosso país precisa mudar urgentemente. Mudar a estrutura física, mudar a forma de trabalhar o ensino, mudar e mudar. Até o momento, não li (e não elaborei) nenhuma proposta sobre como fazer esta mudança acontecer.

Como professora que atuou na Educação Básica sei das dificuldades que a escola enfrenta. Realmente a escola tem dificuldades para determinadas mudanças! Não conseguiria tantas conquistas sozinha. A começar pelo corpo docente que se divide entre sala de aula, coordenação e supervisão pedagógica, coordenação administrativo-financeira. Mas é preciso tentar fazer algo, não é? Que tal começarmos por nos conectar? Formar redes de compartilhamento com nossos colegas, com nossos alunos, com a comunidade escolar. 

A tecnologia mudou a vida da gente! Mudou a forma de nos relacionarmos com o mundo, com as pessoas. Mudou a minha vida, que sou dos anos oitenta. Eu migrei para um universo novo - um mundo com Atari, Super Nintendo, Ps1, Ps2, Ps3, Wii e Xbox. Eu que escutava "Nenhum de Nós" em um walkman com toca fita agora carrego mais de mil músicas em um mp4. O meu nundo mudou! Eu escrevo todas as semanas esta coluna em uma página virtual e ela migra para o papel. 

Se o meu mundo mudou e eu me adaptei a ele (quase) sem restrições é preciso que eu me dê conta que o meu aluno, que os milhares de alunos que chegam hoje na escola e na universidade já nasceram neste universo tecnológico. São nativos digitais! Para eles, a escola não tem conexão, é offline. É preciso que nos conectemos. 

De repente (e aí me atrevo a sugerir), podemos começar por usar os recursos tão conhecidos pelos alunos para as/em nossas aulas. De repente, podemos aproveitar todo o conhecimento que eles têm para torná-los mais ativos no processo de aprendizagem, sendo agentes de transformação, porque... se dizem por aí que as coisas mudam com o tempo - alguém tem que puxar a frente.  Que sejamos nós!


Comentários