O ato de educar é uma semeadura*


Não basta abrir a janela
para ver os campos e o rio.
não é bastante não ser cego
para ver as árvores e as flores
(Alberto Caeiro)


Nas minhas leiturinhas, aprendi que "o ato de educar é uma semeadura*". No entanto, para que isto aconteça de forma produtiva, precisamos aprender a cultivar, primeiramente, a nossa terra interior. Precisamos aprender a ver. Precisamos educar os nossos sentidos.

Aprendi muito nestas minhas leiturinhas, textos (ainda) pouco lidos nos espaços acadêmicos em geral, mas de grande ensinamento sobre a prática escolar, sobre a vida, sobre a educação como um todo. Rubem Alves me mostrou que "o ato de ver não é coisa natural, precisa ser aprendido"* e que ensinar a ver é uma das primeiras tarefas da educação, seja na etapa de ensino que for. 

O educador Rubem Alves me mostrou também que "há muitas pessoas de visão perfeita que nada veem"*; me mostrou que "há professores, pais, mães, instrutores que têm extraordinária capacidade de criar impotência de inteligência"*; que "há alguns que exibem seu conhecimento, seus saberes para humilhar os que ainda não sabem"*. Triste realidade esta que ainda vivemos em educação... Esta educação que deveria estimular o voo, o sonho, a alegria  - acaba por aprisionar toda a capacidade do homem. 

Lembrei-me destas leiturinhas que me ensinaram tanto por dois motivos esta semana. Rubem Alves, nosso grande educador brasileiro, está hospitalizado, talvez despedindo-se de todas as suas lembranças; certamente abrindo as janelas da alma para que todas as suas palavras ganhem vida em outros corpos. No meu, certamente estas palavras andam metamorfoseando as minhas linguagens - transformando palavras, sonhos em carne. O outro motivo - por demais especial - foi escutar de uma aluna que eu olho com carinho para os meus alunos e que este olhar permite abrir as portas da compreensão, deixa-os seguros. 

Acho que Rubem Alves me educou o olhar a ponto de me permitir ver em cada aluno um projeto de vida, sonhos, memórias, vivências, conhecimentos... me permitiu sonhar com a possibilidade de auxiliar o voo seguro... e esta é minha maior realização - a de ser gente, demasiadamente humana, nas minhas relações, na educação. Afinal, se "o ato de educar é uma semeadura"... eu quero semear o amor.


*ALVES, Rubem. Educação dos sentidos e mais...9ª ed. Campinas, São Paulo: Verus Editora, 2012.


Comentários