"Perder, ganhar, viver"
Quando o Brasil perdeu a tão sonhada copa de 1982, para a Itália, eu ainda não era nascida. Mas muito escutei falar da seleção maravilhosa que tinha tudo para ganhar o campeonato daquele ano. Era uma seleção admirável pelo que contam.
Carlos Drummond de Andrade, que acompanhou esta copa, após a perda do Campeonato de oitenta e dois, escreveu o texto "Perder, ganhar, viver". Neste texto, verseja o poeta sobre a arte da superação. Texto este muito apropriado para o que o povo brasileiro viveu esta semana, em casa, com a saída da Seleção Canarinho da disputa pelo primeiro lugar. Foram sete gols tomados. Uma goleada de lavar a alma alemã. Uma torcida tão sofrida e tão merecedora de alegrias como a nossa.
Acontece que nós fomos programados para a vitória, para a disputa, não para aceitarmos a derrota. A derrota, no nosso imaginário, é sempre negativa, porque nós fomos "educados" para a competição.
Na escola aprendemos a competir e competimos, em geral, vida a fora. Não aprendemos a trabalhar colaborativamente, a ganhar e a perder em equipe. Na escola, há notas altas, notas baixas, há aprovação e reprovação. Aquele que não acompanha, cai fora do campeonato. É burro!
Prova desta nossa educação para a disputa está nas vaias à Seleção. Nós, torcedores, perdemos junto com a nossa seleção. A Seleção que nos fez alegres tantas copas... que nos fará alegres tantas outras que virão. É preciso compreender que do outro lado do campo há méritos também. É preciso compreender, ainda, que "não estamos de mãos vazias porque não ficamos com a taça do primeiro lugar. Ficamos com alguma coisa boa e palpável, conquista de espírito", como escreveu Drummond. Afinal, para o poeta de Itabira "a derrota, para a qual nunca estamos preparados, de tanto não a desejarmos nem a admitirmos previamente, é afinal instrumento de renovação da vida". Que nas Copas e na vida - dentro e fora de campo - possamos renovar as nossas esperanças e a nossa forma de estar e fazer o mundo.
O texto de Drummond referido na crônica pode ser encontrado no sitio: http://www.clubedejazz.com.br/noticias/noticia.php?noticia_id=338
Comentários
Postar um comentário