Precisa-se urgentemente de (e)leitores qualificados

Tenho observado já há algum tempo algumas pessoas dedicando-se a fazer voto de protesto. Querem, com seu voto, eleger algum "político" que sirva como uma bandeira contra as barbaridades que vem acontecendo no nosso país. Será isso protesto mesmo? Tenho as minhas dúvidas.  

Recentemente, a CNN dos Estados Unidos da América fez uma reportagem no Brasil sobre as propagandas políticas veiculadas na última campanha. Esta reportagem foi ao ar na última quinta-feira, dia do último debate dos candidatos a presidência do país. Na reportagem mencionada, a repórter Shasta Darlington apresentou as propagandas do Tiririca, do Palhaço Mortadela, Obamas, Bin Ladens, Super-heróis e até Jesus na luta pelo voto do brasileiro. Foi triste ver o tom de deboche na reportagem, visão de fora que nos vê como pessoas pouco preparadas para disputar e para discutir sobre a política nacional. Viramos piada.

Piada esta propagada ao analisarem os discursos dos últimos debates - tanto em nível federal como em estadual. Se há por um lado gente preparada para "mudar" o cenário que vivemos (mudança esta que acredito ser lenta, bem lenta), por outro há gente extremamente despreparada para estar na disputa por um cargo. Despreparada politica e humanamente.

Mas o despreparo não está apenas do lado de lá, no lado dos candidatos. Nós (e)leitores precisamos mudar também. Precisamos urgentemente nos qualificar. É com consciência e com escolhas firmadas no conhecimento das propostas e da vida pública dos candidatos que colaboraremos para as mudanças que buscamos. Protestar é votar consciente! 

Comentários