Um país carente de humanidade, de respeito.

Estão querendo separar o Brasil. Sim, estão querendo. Estão querendo separar por pura falta de entendimento, por discordância, por sotaque, por jeito de viver e de pensar. Estão querendo separar por falta de conhecimento, de respeito a cultura do outro, ao outro. 

Quando a miss Ceará ganhou o miss Brasil foi um deus nos acuda. As redes sociais foram invadidas por um sentimento de ódio. Diziam que a moça não merecia ter ganho porque além de baixinha tinha um sotaque desagradável. Desde quando sotaque é desagradável? Sotaque é sotaque, gente! A forma de falar da gente carrega o que somos, carrega a nossa cultura, a nossa riqueza de povo. Desagradável é ter preconceito.

Mas não parou por aí. Após as eleições presidenciais, as redes sociais foram invadidas novamente por comentários xenofóbicos. Queriam separar o norte e nordeste do restante do país. Tudo isso por conta de votos. Há até quem tenha compartilhado imagens do Brasil dividido por um muro, sem dar-se conta de que para crescermos como nação precisamos justamente abolir estas linhas divisórias, independente de políticos, de partidos, de gestores públicos. Vi, nestes últimos dias, uma inversão do que Boaventura de Souza Santos chama de Epistemologia do Norte, Epistemologias do Sul.  

Vi um país carente de humanidade, de respeito. É isto que precisamos urgentemente mudar na nossa nação. Para crescermos, precisamos ser mais humanos. Precisamos olhar o outro como parte do que somos, como fundamental para nossa constituição identitária. Nós somos o Brasil e o Brasil somos todos nós. 




Comentários

  1. Ótimo texto. Creio que uma coisa muito simples poria fim a esse monte de discussões na internet, não entendo tanto de política quanto gostaria e não torcia pela Dilma, admito, mas tenho RESPEITO, pelo que foi a decisão da maioria, respeito pelas minorias também, respeito por todos. Simples assim.

    ResponderExcluir

Postar um comentário