De despedidas docentes e de futuros iluminados
Aos meus queridos alunos da
10ª fase do curso de Letras da UFFS
Todo semestre nos despedidos de uma turma com o sentimento de que cumprimos muitos de nossos objetivos pedagógicos e que deixamos a desejar em outros tantos. Refletimos sobre a correria dos dias, sobre as possibilidades que ficaram apenas sendo "possibilidades". Prometemos a nós mesmos que ao encontrar novamente a turma faremos melhor do que fizemos.
Este semestre, no entanto, vivi (e estou vivendo) algo diferente. Minha turma era uma turma de formandos e minha despedida foi com o desejo de futuro promissor aos meus alunos, de caminho iluminado na escolha que eles fizeram pela docência. Não terá o próximo semestre com a turma "Lauro de Wallau", mas terá a lembrança dos momentos significativos de troca, de aprendizagem, de amizade que vivemos.
A 1ª turma de formandos do Curso de Letras da Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Cerro Largo, é uma turma especial. Alunos sempre dispostos a aprender e a refletir sobre a prática docente, sempre respeitosos, comunicativos, divertidos - não tê-los no próximo semestre é ter um vazio no meu coração de professora. No entanto, ao mesmo tempo, é ter a certeza de que a Educação do nosso país estará caminhando para um rumo melhor, pois eles farão diferença por onde passarem.
Este semestre foi tempo de ter certeza sobre o quanto aprendemos com nossos alunos. Aprendemos sempre ou, como escreveu Paulo Freire, “Ninguém ignora tudo. Ninguém sabe tudo. Todos nós sabemos alguma coisa. Todos
nós ignoramos alguma coisa. Por isso aprendemos
sempre.”
¿Qué es educar?
(Gabriel
Celaya)
Educar
es lo mismo que poner un motor a una barca
Hay
que medir, pensar, equilibrar y poner todo en
marcha.
Pero,
para eso, uno tiene que llevar en el alma
Un
poco de marino
Un
poco de pirata
Un
poco de poeta
Y un
kilo y medio de paciencia concentra.
Pero es consolador soñar mientras uno
trabaja
Que esa barca, ese niño
Irá
muy lejos por el agua.
Soñar
que ese navío
Llevará
nuestra carga de palabras
Hacia
puertos distantes,
Hacia
islas lejanas.
Soñar
que cuando un día
Esté
durmiendo nuestro propio barco
En barcos nuevos
seguirá
Nuestra
bandera enarbolada.
Comentários
Postar um comentário