Para viver Dezembro...

Dezembro. O mês chega com a mesma velocidade em que o ano desfilou dias a fio. Foi com pressa que veio para fechar mais um ano de nossas atividades. Foi com rapidez que apareceu para apresentar os últimos dias de 2014.

Nas escolas, os professores já estão encaminhando os fechamentos dos cadernos de chamada, já estão fazendo os conselhos de classe, revisando os apontamentos, verificando os cálculos das aprendizagens. Na universidade também. Soma-se todos os pontinhos do semestre na tentativa de quantificar o conhecimento. A nota ainda é muito importante para alguns alunos (e para muitos professores), a ponto de batalharem décimo a décimo por ela. O que ainda não se deram conta (alunos e professores) nos espaços de ensino é que conhecimentos, experiências, saberes não cabem nos apontamentos docentes. Nós não podemos medir esta bagagem adquirida ao longo de tantas vivências, que estão para além, muitas vezes, de nossas salas de aula. Para uma mudança neste sentido, claro, teríamos que abrir mão do modelo educacional vigente no país, teríamos que buscar uma forma mais significativa de Educação.

Nesta época de final de atividades anuais /semestrais me pergunto sempre sobre o tempo que dediquei verdadeiramente ao meu conhecimento, ao meu auto-conhecimento, as pessoas. O quanto abri mão de dedicar-me ao que estava fazendo por estar pensando em outras tarefas; o quanto abri mão de estar presente por inteiro com meus amigos, com meus familiares, pensando nas atividades que tinha para corrigir; o quanto deixei de estar plena nos encontros com meus alunos imaginando como seria o próximo encontro (professor planeja classes todo o tempo!).

Foi pensando nesta forma de vida que, neste início de dezembro, me comprometi comigo mesma a ouvir menos e a escutar mais (do latim auscultar: atentar para aquilo que vem de dentro), me comprometi em ter uma atitude de pausa: "Pausa para acolher; pausa para cuidar; pausa para pensar; pausa para olhar; pausa para olhar com vagar; pausa para sentir; pausa para sentir com cuidado; pausa para perceber a minúcia; pausa para perceber e para cultivar a delicadeza; pausa para as pequenas coisas; pausa para as ações cotidianas; pausa para os gestos sutis; pausa para suspender a velocidade; pausa para exercitar a lentidão; pausa para viver a experiência; pausa para escutar os silêncios.” (Barcelos, 2010)*


BARCELOS, Valdo. Educação Ambiental: sobre metodologias, princípios e atitudes. Petrópolis: Vozes,  2010.

Comentários

Postar um comentário