Reflexões sobre o viver - parte 2



Por este dias fui presenteada com o livro "Tan Veloz como el deseo", de Laura Esquivel. Leitura fluida e prazerosa, o livro da escritora mexicana tem me feito pensar sobre as palavras, sobre o poder que as palavras tĂŞm no nosso conviver. 

Júbilo, personagem central da obra, tem um dom especial. Ele consegue mediar as palavras, consegue escutar mais além do dito. Ele percebe as intensões, os pensamentos e o ânimo de todos. Ele traduz, assim, os sentimentos que as palavras carregam, o sentimento das pessoas e com isso ajuda estas pessoas a comunicarem-se com os demais, a reconciliarem-se com os demais.

JĂşbilo Ă© um bom exemplo daquele que faz valer o conviver. Na obra, ele Ă© filho de uma imigrante espanhola e um descendente  dos antigos povos maias. Com a mĂŁe, fala espanhol. Com a avĂł, o "maya". Ele Ă© a ponte entre a avĂł e a famĂ­lia. E nesta ligação, tenta fazer com que sua mĂŁe e sua avĂł superem problemas interculturais. Ele faz com que ambas vivam em harmonia, pois ao traduzir o que as matriarcas dizem - ele traduz apaziguando as palavras.

É preciso ser um pouco JĂşbilo na nossa essĂŞncia, penso eu. Ao nos comunicarmos, precisamos pacificar as palavras. Há tantas formas de dizer as coisas, nĂŁo Ă©?! DizĂŞ-las com o intuito de construir pontes e alegrias me parece ser um caminho bonito. Escutar, falar e escrever como quem ama... minha escolha para o ano que recĂ©m engatinha.  


Comentários

Postar um comentário