Reflexões sobre o viver - parte 20: de educação e futebol!

O Celso Antunes já fez suas colocações sobre educação e futebol. No Brasil, o país do futebol, quem já não se arriscou em fazer estas relações, não é verdade?! Eu mesma explicava classes de palavras para meus pequenos do ensino fundamental relacionando-as aos jogadores e posições destes em campo. A gurizadinha compreendia e achava um barato! Nós somos os grandes atores deste campeonato chamado educação...

Como técnica, volta e meia eu me vejo escalando mal o meu time. Eu desarticulo, erro posições, me equivoco com as jogadas, desorganizo a minha planilha. Às vezes, dou uma bola dentro, ganho campeonato! Todo professor tem seus altos e baixos na profissão. Quem não tem? Mas a gente faz uma paradinha técnica, revisa nossas bases, organiza nosso melhor fardamento e entra em campo sempre com a garra de um a camisa 10. A gente acredita em todos os nossos jogadores, no seu potencial coletivo e nas suas individualidades. Nossa equipe é sempre esperança de taça na mão, medalha no peito!

Em campo, os nossos jogadores fazem gol de bicicleta, fazem gol olímpico, fazem falta, erram pênalti, se atrapalham nas jogadas. Às vezes entram em campo, às vezes ficam no banco, às vezes esquecem da bola, nem sempre vestem a camiseta. A gente tenta te todas as formas. Propõe jogadas - da uma pedalada aqui, um drible ali, uma carretilha acolá e a partida se efetiva. A gente dá chapéu na desesperança, faz carrinho na falta de vontade. 

A gente pode ficar pensando em quem sai vencedor deste campo, de quem é o mérito da vitória. Alguns vão dizer que tudo se deve a visão e a atuação do técnico; outros, ao brilho das individualidades; há quem lembrará da importância do trabalho do grupo. Eu diria que, neste campeonato, o mérito da vitória é de todo aquele que se move em direção ao gol, é de todo aquele que acredita que cada passo faz a diferença, que cada cartão, que cada jogada é fundamental. No final das contas - seja de um lado, seja de outro - quem sempre ganha é a Educação!



Comentários