Aline,

Nós só somos o que somos pelo passado que construímos. A nossa identidade se constitui destes passados, destas vivências, desta vida que fomos semeando em cada ação, em cada movimento.

Erich Fromm, um filósofo do amor, escreveu que “a principal missão do homem, na vida, é dar luz a si mesmo e tornar-se aquilo que ele é potencialmente”.

Acompanho tua vida escolar e universitárias há pelo menos 15 anos. Fui tua colega na escola, tua colega na universidade, no nosso primeiro curso de graduação, o de Letras português. Sou testemunha da tua caminhada até aqui, sou testemunha deste tornar-se luz, desta descoberta - ou seria a revelação do teu potencial?!

Já naquela época em que começávamos nossa trajetória acadêmica, tu sempre soubeste que este seria o teu caminho, o jornalismo. No entanto, foi preciso seguir por outras veredas, buscar outras rotas até que pudesse, enfim, percorrê-lo com a propriedade que o percorreu neste momento da tua história pessoal. 

Se a professora ajudou a jornalista ou se a jornalista ajudou a professora, não sei. O certo, no entanto é que ambas cresceram muito. Não é verdade?! Lembro-me de ti começando na TV Santa Maria. Agora, volta e meia te vemos na telinha da TV Pampa, sem contar o curso de rádio, não?! Foram muitas as oportunidades de mostrar o teu talento...

Este ano de 2013 foi um bom exemplo disto, desta caminhada que tu realizaste. Fizeste inúmeras disciplinas ao longo do ano, escreveste um TCC – do qual, inclusive, eu fui leitora.

Recordando-me disto, lembrei de uma frase de Erich Fromm, onde ele aponta que “a principal tarefa na vida de um homem é a de dar nascimento a si próprio”. Sem dúvida, tua caminhada aponta para isso – para o nascimento de uma Aline que muitos não conheciam. E mais, talvez tenha permitido o nascimento de uma Aline que tu mesma nem imaginava que existia, que tu nem imaginava a força e a coragem que tinha.

Ahhh, mas não foi só isso, não?!

Junto a esta bagagem toda, tu ainda tiveste a generosidade de nos presentear. Tu e o Aroldo, claro?! Não vamos esquecer do mérito do rapaz! Para brindar a tua alegria, está aí a Antonia, para ser luz na vida da gente. Desconfio que este será o teu melhor projeto, pois é firmado em bases sólidas de amor, de respeito, de cumplicidade. Obrigada! A dinda agradece!

Por fim, gostaria de desejar que tua carreira como profissional do jornalismo que és não seja apenas uma carreira de denuncias; que possas anunciar mais que denunciar. Nós precisamos de mais amorosidade e menos fatos trágicos. Não é verdade?!

Aline,
Caminante, no hay camino,
se hace camino al andar.
Al andar se hace el camino,
y al volver la vista atrás
se ve la senda que nunca
se ha de volver a pisar”. (
Antonio Machado)

Aline, “caminante” – ilumina o teu caminho.

Parabéns pela formatura!

Comentários