Quando iniciamos um novo ano...

Quando iniciamos um novo ano, nos propomos a muitas transformações. Desejos e sonhos embalam a noite da virada e os dias que seguem o mês de Janus. No entanto, para transformarmos muitos de nossos sonhos em realidade (e não perdê-los já no mês seguinte) nós não dependemos somente de nosso esforço pessoal. É preciso toda uma cadeia de ações...

Eu, por exemplo, sonho com um mundo mais educado, onde possamos ver, depois de festas como a do meio da semana, nossas praias limpas e preservadas (sonho com minha cidade mais limpa). Sonho, fundamentalmente, com crianças bem cuidadas, respeitadas em sua integridade física e emocional. Sonho com pais nascidos para o amor, avós nascidos para o amor, professores nascidos para o amor, porque o modo como vivem (e convivem) é como educarão os pequenos. 

No livro "Emoções e Linguagem na Educação e na Política", Humberto Maturana menciona que "o educar se constitui no processo em que a criança ou o adulto convive com o outro e, ao conviver com o outro, se transforma espontaneamente, de maneira que seu modo de viver se faz progressivamente mais congruente com o do outro no espaço de convivência". Para o pensador chileno, o educar ocorre todo o tempo e de maneira recíproca. É uma transformação que não tem idade. 

Em outras palavras, a cada sopro de vida vamos nos modificando com o outro, em função do outro, para o outro - sempre considerando que o respeito e a afirmação do outro só se realiza com o respeito e afirmação de si mesmo. Educar(-nos) é um processo contínuo que dura toda uma vida, já mencionava Paulo Freire. É preciso mudar este ano que inicia, fazê-lo mais humano, humanizando-nos. É preciso transformar 2014! É preciso que novas (e bonitas) ações sejam práticas em cadeia, de norte a sul do Brasil, de hemisfério a outro... Sonho, portanto, com um 2014 onde todos sejam capazes de aprender a aprender no conviver!
Google Imagens
"A vida tem sons que pra gente ouvir
Precisa aprender a começar de novo.
É como tocar o mesmo violão
E nele compor uma nova canção

Que fale de amor
Que faça chorar
Que toque mais forte
Esse meu coração

Ah! Coração!
Se apronta pra recomeçar".
(Começo, meio e fim - Roupa Nova)


Comentários