Aos meus alunos de Itaqui

Nunca imaginei que aos 30 anos, iniciando minha vida profissional no ensino superior, receberia uma homenagem tão bonita como a que os alunos de Itaqui me proporcionaram. Ser patronesse de uma turma é uma homenagem e tanto. Muitos professores com longa experiência na academia nunca tiveram este reconhecimento, este privilégio, esta felicidade. Eu estou transbordando de alegria!

Diante da homenagem, fiquei pensando nos porquês de uma escolha destas. Lembrei da minha história, do motivo que me levou a votar na professora Maria Tereza Marquesan como madrinha da minha turma de espanhol, do professor Pedro Brum Santos como o padrinho da minha turma de português. E, ao lembrar, me dei conta que eles foram escolhidos pelo bem que me fizeram como professora em formação. Ensinaram-me muito sobre a arte de trabalhar com gente. Meus mestres são pessoas que me cativaram no (e com o) seu linguajear*.

Mas eu não tenho nem um terço da experiência dos meus mestres. Eu apenas segui o meu coração e estive perto, o mais perto que pude. Tentei ser presença e fazer-me presente. Eu acredito muito na educação, acredito muito na educação a distância - mas não há nada em que eu acredite mais do que a educação feita com amor, com respeito e com colaboração, com parceria entre professor e aluno.

Com os meus alunos de Itaqui aprendi a ser uma professora melhor. Com os meus colegas de Itaqui, faremos uma educação melhor. A turma levará o meu nome, mas mais do que isso - eu os levarei em meu coração para sempre. Meus eternos alunos, meus amigos, meus colegas. 

*Termo usado por Maturana,

Comentários